Os implantes dentários são pequenos cilindros de titânio que são fixados, através de uma cirurgia, no interior do osso maxilar ou mandibular com a finalidade de reposição de dentes perdidos. Funcionam basicamente como raízes artificiais que permitem a fixação de peças protéticas (dentes artificiais) unitárias, mútiplas ou totais. O paciente é examinado previamente através de exame clínico, radiografias e tomografias (alguns casos). Quando necessários são solicitados exames laboratoriais e avaliação médica dependendo da saúde geral do paciente. Em seguida é estabelecido um plano de tratamento específico para o paciente procurando otimizar os resultados estéticos e funcionais. O processo cirúrgico é simples, rápido e bastante seguro.
Pesquisas indicam que as taxas de sucesso dos implantes dentários são de aproximadamente 95 a 98%. Trata-se de um tratamento seguro e de bons resultados.
Vantagens do implante dentário:
Fases do implante dentário:
Perguntas Frequentes:
“DURANTE O TRATAMENTO VOU FICAR SEM DENTE?”
Durante o período de cicatrização dos implantes dentários, o paciente usará uma prótese provisória (não fica sem os dentes). Frequentemente é possível ter um dente provisório fixo.
“QUANTO TEMPO DURA UM IMPLANTE DENTÁRIO?”
Com um planejamento adequado, boa saúde do paciente e condições ideais de higienização oral e manutenção, o implante é definitivo e não há necessidade de remoção ou troca.
“PODE HAVER REJEIÇÃO AO IMPLANTE DENTÁRIO?”
O implante dentário é feito de titânio, um material biocompatível, portanto não sofre rejeição pelo organismo. O que pode acontecer em raros casos é a falha na união do implante com o osso por má cicatrização. Caso ocorra a perda do implante, é possível realizar uma nova cirurgia sem problemas.
“QUAIS OS CUIDADOS QUE DEVO TER COM OS IMPLANTES?”
Os cuidados são praticamente os mesmos que são realizados com os dentes naturais, através da escovação, uso de fio dental e antissépticos bucais, conforme a orientação do dentista. Além disso, são necessárias visitas periódicas ao consultório odontológico a cada 6 meses para avaliações de rotina.