A reabilitação oral consiste no planejamento e tratamento de casos complexos, normalmente envolvendo múltiplas especialidades como endodontia (canal), periodontia (gengiva), implantodontia (implantes), prótese dentária, cirurgia oral, dentística (restaurações) e estética.
A principal finalidade da reabilitação oral é reestabelecer função (mastigação), estética (beleza) e saúde (remover infecções) através de uma dentição completa e bem articulada.
Para realizar esse tipo de tratamento o paciente faz exames radiográficos previamente e é submetido a uma avaliação minuciosa pelo cirurgião dentista através da análise facial e do exame intrabucal. Em seguida, uma moldagem e alguns registros são feitos para a montagem dos modelos de gesso da boca do paciente em Articulador Semi Ajustável (aparelho que permite relacionar as arcadas adequadamente e reproduzir os movimentos naturais durante a mastigação). Após a montagem em articulador, é possível fazer um enceramento diagnóstico dos dentes (reconstrução dos dentes nos modelos de gesso) prevendo sua posição, tamanho e forma mais favoráveis à estética e compatíveis com o paciente. Este processo é chamado de planejamento reverso e permite visualizar o resultado final do tratamento antes mesmo de inicia-lo, além de trazer maior segurança durante as etapas de execução do tratamento.
Com base em todas as informações colhidas e analisadas, o cirurgião dentista planeja o melhor tratamento reabilitador para o paciente.