A sedação consciente no tratamento odontológico é um procedimento muito seguro indicado para pacientes que tem medo de dentista (fobia) ou que serão submetidos a alguma cirurgia ou procedimento extenso.
Essa técnica permite a diminuição do nível de consciência do paciente e não afeta sua habilidade de respirar e responder apropriadamente à estimulação física e ao comando verbal. O paciente tem uma sensação de conforto e quase dorme mas fica consciente, além de facilitar o trabalho do dentista, que utiliza menos anestésicos e pode trabalhar mais rapidamente.
Logo antes do procedimento, um médico anestesiologista aplica um medicamento sedativo por via endovenosa (na veia). O tratamento odontológico é então realizado pelo dentista. O médico anestesiologista permanece na sala durante todo o procedimento ou cirurgia, monitorando o paciente, e também acompanha a sua recuperação.
Embora muito segura, a realização da sedação consciente endovenosa requer a realização de alguns exames previamente, como exames de sangue e risco cirúrgico (exame cardiológico). Com os exames realizados, o paciente é então avaliado pelo médico anestesiologista antes da cirurgia e recebe orientações sobre medicações pré e pós-operatórias.